Resenha: Cidade da Penumbra


Clair-Monde é uma cidade perfeita onde todos têm direito à beleza, à juventude e ao prazer. Todos os seus habitantes são realizados e felizes (pelo menos aparentemente), apesar da catástrofe que assolou o mundo e envolveu o céu no mais escuro breu, escondendo o sol permanentemente. Porém, esse mundo paradisíaco possui segredos obscuros que, escondidos sob a capa do êxtase e da felicidade, aniquilam aos poucos os seus habitantes.

Syd Paradine, um policial de alta patente e membro do SPSM (Serviço de Proteção a Si Mesmo), conhece de perto os problemas que afligem as pessoas que moram em Clair-Monde, pois o foco de sua atuação é em prevenção de suicídios. Lidando com essas questões diariamente, ele começa a desconfiar que essa sociedade aparentemente perfeita na verdade é um monstro que esmaga e oprime a todos que estão em sua presença.

"Como um lugar tão perfeito, com tantas coisas boas e prazerosas, poderia produzir tanta gente doente e infeliz consigo mesmas? O que haveria de tão errado nessa cidade para que tanta gente tentasse dar cabo da própria vida?" Com esses questionamentos em mente, Syd embarca em uma jornada de descobertas sobre o lugar em que mora e até sobre si mesmo, mas ele não imaginava que seguir a sua intuição e investigar a parte obscura de Clair-Monde o levaria a um caminho sem volta e que transformaria a sua vida para sempre.

Usando uma sociedade distópica e futurista como pano de fundo, a autora francesa Lolita Pille apresenta várias críticas ao consumismo e à busca desenfreada por prazer tão presentes em nossas vidas. Com uma escrita dura e pesada, ela disseca a busca incontrolável do ser humano em satisfazer os seus desejos enquanto esquece que muitas dessas vontades não possuem fim, arrastando-os a um espiral de desespero e autodestruição.

Cidade da Penumbra não é um livro de leitura fácil e fluida, pelo contrário. A autora brinca com o leitor e só nos fornece o mínimo de informações para que seja possível ligar os fatos e entender a história. Para quem gosta de desafios e de refletir sobre os hábitos doentios da sociedade pós-moderna, é uma história altamente recomendada.

Comentários

  1. Olá! Não conhecia esse livro, gostei da premissa. Distopia não é um dos gêneros que mais me atraí, mas essas críticas que a autora propõe me interessam muito.

    Já adicionei no skoob ;)
    CAFÉ E BONS LIVROS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Creio que não irá se arrepender de ler, pois se trata de um livro muito forte e que nos revela bastante coisa sobre os tempos atuais da humanidade.

      Obrigado pelo xonentcome e boa leitura!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas